Once Upon A Time: Motivos para você começar a assistir AGORA!

12:18 Unknown 0 Comments




 Essa semana, decidi fazer algo diferente. Esse post é uma homenagem à uma das minhas séries favoritas, que por coincidência, está estreando nova temporada hoje: Once Upon A Time.
 Uma série ainda pouco conhecida no Brasil, e muito julgada, por considerarem o tema infantil e os efeitos ruins. Na minha opinião, é sim uma história que vale a pena qualquer um assistir e nesse post vou dizer o porquê. E quando digo qualquer um, é realmente para pessoas de todos os jeitos e todos os gostos. Fanáticos por romance, amantes de aventura, ação, fãs de fantasia... Até suspense, gente!
 Mas calma, calma! Se você nunca nem ouviu falar, ou bem pouco, e não faz a mínima ideia do que estou dizendo, tudo bem! Não pense que me esqueci de você. Minha intenção com esse post é pra isso. Divulgar uma ótima série que devia ser mais reconhecida. Pensando nisso, fiz uma sinopse especial pra introduzir você e esclarecer tudo (Quem já conhece, pode pular).

“Era uma vez (Once Upon A Time)... Uma floresta onde viviam todos os personagens de contos de fadas que nós conhecemos. Você deve ter ouvido as histórias: Princesas e príncipes juntos, vilões derrotados. Sempre aquela mesma história. Mas o que acontece, após um felizes para sempre? Dessa vez, um vilão se cansou. Todos naquela floresta se viram presos em um mundo onde finais felizes não existem... O nosso."
 "Uma maldição foi lançada. As histórias que ouvimos na infância viraram realidade. Inclusive as partes ruins. Feitiços, criaturas, até dragões agora podem estar por perto, a solta em nosso mundo. Sorte que eles decidem ficar por ali mesmo, em Storybrooke (sim, história quebrada, nada irônico esse nome)."
 "Veja pelo ponto de vista dos nossos heróis. Em um dia, você morava em uma floresta sem água encanada. No outro, um lugar com espelhos mágicos que falam chamados televisões.” Ok, talvez não seja um bom exemplo. Um lugar que a qualquer momento você pode dormir e acordar 100 anos depois, e agora outro, com smartphones e aplicativo despertador.” Esse também não é... “Não confiar em gente que oferece maçãs e...” Bom, aqui o melhor também seria não aceitar, né? AH! Já sei. O lance dos finais felizes pra sempre. Só isso pra fazer alguém querer ser daquele mundo. Depois que terminava sua história, a felicidade estava mais que garantida. Que nem ganhar na loteria. Ai você fica preso em uma cidade onde parece que só acontece desgraça. E pior! Você nem lembra quem era antes disso..."
 "Pois é, a vida desse povo é difícil. Fora água encanada, televisão onde passa na sessão tarde os filmes das histórias deles e coisas assim. “Mas e ai?” você pergunta “Fica por isso mesmo? Ninguém ajuda eles?”. É ai que entra Emma Swan. Uma heroína que só fez merda na vida solitária que leva em nosso mundo. Fugindo, invadindo casas...” Quem nunca? “Em um belo dia, um menino bate a sua porta falando de um livro de contos de fadas, e tudo que Emma conhecia vira de cabeça para baixo. Acontece que ela, por ser filha de dois personagens muito importantes (e que se você quiser saber quem são, vai ter que assistir), é quem deve salvar a todos. Isso se, primeiro, ela acreditar que existe uma maldição.”

Ok. Agora que estamos todos falando a mesma língua, vamos ao que interessa. Motivos para você assistir Once Upon A Time:

1.       Conto de Fadas Moderno


 Que fala de conto de fadas você já entendeu. Mas ao contrário do que deve estar imaginando, não é exatamente daquele jeitinho que se lembra do desenho da Disney que via quando era criança. A série é repleta de pequenas mudanças nos enredos que deixam tudo mais interessante. Além de várias sátiras e reconstruções de momentos épicos que marcaram a todos nós. Como por exemplo, essa cena PERFEITA de Bela e a Fera (meu clássico favorito, ignore a piração) na qual estava até tocando a música do filme no fundo. (“Sentimentos são...” chorando aqui só de lembrar).

2.       Narrativa


 Uma coisa muito legal de se destacar nessa série são suas duas narrativas. Todo episodio fala sobre o presente na série e, ao mesmo tempo, a lembrança de alguma história antes de a maldição ser lançada. De alguma forma, as duas narrativas sempre se interligam no fim. A do passado explica como tudo chegou até ali. Às vezes até acho ela mais emocionante que a atual. Assim descobrimos a vida inteira de alguns personagens, porque são como são. Principalmente os vilões. Já se perguntou o que os fez serem maus?

3.       Elenco e Figurino


 Os atores de OUAT são simplesmente geniais! Imagine ter que entrar em um personagem que bilhões de pessoas conhecem, mas cada uma imagina de uma forma. Além de serem totalmente fiéis às características dos desenhos e livros, tanto em aparência quanto personalidade. Alguns até procuram se inspirar em personagens famosos no cinema para construírem o da série (como Colin, ator do Capitão Gancho). Sem falar que alguns deles, acabamos acompanhando épocas importantes, como a gravidez da atriz da Branca de Neve e o crescimento de Henry, filho da Rainha Má. Quanto ao figurino, preciso nem falar nada, né? O que essa série não investe em efeito, investe em roupas. Principalmente nas narrativas do passado, fazendo aquelas roupas das antigas cheias de detalhes e de acordo com cada fase da história.

4.       Storybrooke

 Se me perguntassem, nesse exato momento, que parque temático eu mais queria que construíssem, com toda certeza seria essa cidade. Nela existem lugares como a loja do Gold, cheia de objetos mágicos escondidos, a mansão da Rainha Má da Branca de Neve, a casa de um certo mago muito conhecido dos contos do Rei Arthur, o porto onde Gancho deixa seu navio, a floresta com maior histórico de desgraças que eu já vi. Preciso explicar mais alguma coisa ou você já entendeu?  

5.       Novidades



 Se existisse o prêmio “Série com Mais Tapas na Cara” essa venceria de longe. Os escritores dela parecem ter talento nato pra finais de temporada chocantes. E não podemos esquecer que a cada nova temporada, vêm junto novos vilões e heróis. Por ser uma série que fala de contos, imagine o número de histórias que ainda podem acabar fazendo parte dela! Ao contrário do que muitos pensam, eles não se limitam apenas à “histórias de princesas”. Muitos universos como Oz, País das Maravilhas (que até ganhou spin off, que pra quem não sabe é série, de outra série), Terra do Nunca e vários outros já foram explorados em Once Upon A Time. A grande pergunta que sempre fica para o próximo ano é: Quem vai aparecer agora?

6.       Histórias atuais já incluídas


 E por falar em finais de temporada bombásticos... Essa imagem foi a última de uma temporada que não posso revelar. Reconhece? Era a primeira vez que algo tão atual entrava para o universo de Storybrooke. A princesa, ops, rainha mais amada do momento. Não é a toa que deixei a música dela como tema do post. Elsa foi a primeira de muitas eu espero. Já temos uma segunda confirmada para a nova temporada, e acho que tem tudo pra tradição continuar. O interessante é o uso que os roteiristas fazem desses novos personagens, com suas histórias tão recentes pro público, e o fato de que tem sempre uma interação com os personagens clássicos. Às vezes até passados que se cruzam. É como um sonho virando realidade para quem é fã de carteirinha da Disney (como eu). Por isso vale muito a pena conferir.

7.       Árvore genealógica


 Aí vai algo que vocês nem imaginavam sobre Once Upon A Time: parece Casos de Família. Ao longo dos episódios, se descobre pessoas que nem você nem o próprio personagem desconfiavam ser parente. Principalmente a Charming Family (família do Príncipe Encantado). Na boa, alguém precisa apresentar o teste de DNA pra essa cidade. Direto aparece irmã perdida, filho perdido, tia, pais. Tem também algo que não é bem uma “árvore genealógica”, mas eu incluo nessa categoria pela quantidade de ligações que tem. Acontece que, a vida da maioria dos personagens é interligada, e um fez parte da história do outro. Um exemplo é o nosso Senhor das Trevas favorito, que foi vilão de praticamente todas. Ele já ferrou até pessoas que entraram agora na série.

8.       Hook, Charming e Graham


 Desculpe se tem algum menino aí lendo, mas não pude deixar esse item de fora. Olha essa foto e me diz se esses três não são um motivo E TANTO pra assistir? O primeiro, nosso querido Capitão Gancho (Killian ou Hook, pros mais chegados), interpretado por Colin O'Donoghue, nos encanta a partir da segunda temporada. Charming, Josh Dallas, está em todas. Já o último, alguns devem ter reconhecido. Jamie Dornan, que recentemente fez Christian Grey em Cinquenta Tons de Cinza. É ele mesmo, pessoal, o cara de terno já fez o Caçador.

9.       Rumpelstiltskin


 Mais conhecido como Senhor das Trevas. Você deve ter se atrapalhado lendo o título, pois é, eu também era assim. Por isso mesmo, todas as vezes que citei ele nesse post foi como Senhor das Trevas, pra vocês entenderem melhor. Bom, meu querido Rumpel não ganhou uma categoria só pra ele por beleza, como na anterior. Ele ganha por ser simplesmente meu personagem favorito e da maioria dos fãs da série também. O ator em si, é incrível. Robert Carlyle já atuou em filmes como 007, Eragon e 24 Horas. E desempenha muito bem no personagem que, na minha opinião, é o mais complexo de Once Upon A Time. Gold (nome dele na série) teve uma história difícil, fez escolhas que demoramos a entender, destrói a vida de alguns, mas ao mesmo tempo é gentil e amável com outros. Nunca dá pra prever o que ele vai fazer e é isso que amamos tanto.

10.   Disney World


 Poucas pessoas sabem, mas Once Upon A Time, mais especificamente Gold, ganhou uma lojinha na Disney World. O lugar não é uma loja real (infelizmente), está mais como exposição e homenagem, mas é uma cópia fiel da que aparece na série e com vários objetos famosos dela também. Só nos resta torcer pra que ganhe mais espaço. Imagina se refazem Storybrooke? Pelo visto as chances são grandes.

11.   Ginnifer Goodwin e Josh Dallas


 Eu ia colocar apenas 10 motivos, mas esse vale o 11º. A atriz da Branca de Neve e o Charming, que se conheceram durante as filmagens em 2011, agora são casados e tem um filho! Como mencionei alguns item acima, a gravidez foi durante a série e vemos tudo de perto. A química entre eles sempre foi tão real que quase não teve surpresa. É impossível não shippar esses dois! Você perceberá logo na primeira temporada.

 Realmente tive que pensar muito para escolher esses motivos, sempre queria adicionar algo a mais. Alguns simplesmente tive que deixar de fora. Mas agora, com eles e alguns fatos interessantes, deixo aqui curiosidades legais sobre OUAT. Confira:

v  Os roteiristas ofereceram o papel da Fada Azul para a cantora Lady GaGa, mas nunca receberam uma resposta da equipe dela.
v  O papel de Rumplestiltskin foi feito especialmente para o ator Robert Carlyle, ainda que os autores pensassem que Robert nunca aceitaria interpretar o Senhor das Trevas.
v  No latim, o nome Regina (Rainha Má) significa “rainha” mesmo.
v  Em diversas cenas da primeira temporada, Mr. Gold está usando uma aliança de casamento. Robert Carlyle, que é casado, esqueceu de retirar o anel durante as gravações.
v  Jennifer (Emma Swan) fez How I Met Your Mother, Dr House, Sr e Sra Smith, entre outros papéis de sucesso.
v  O nome Mary Margaret é de uma mulher real, que acreditava-se ser a inspiração para história de Branca de Neve. Ela nasceu na Alemanha em 1729.
v  Peter Pan e Gancho são grandes inimigos, no entanto, o ator Colin O’Donoghue diz que o conto do garoto perdido é o seu predileto.
v  A ideia da série aconteceu durante Lost, pelos escritores de OUAT, que trabalharam nela. As semelhanças entre as duas não é mera coincidência.
v  A abertura da série sempre tem algum elemento diferente por entre as árvores, normalmente algo haver com o episodio.
     
      
      É isso, gente. Espero que tenham gostado e se interessado, de verdade, por essa série incrível. Se despertei pelo menos em alguns a vontade de pesquisar mais sobre, já me sinto satisfeita. Até o próximo domingo!


Mari

0 comentários: