Christmas Special: 5 livros para se ler no Natal!

06:46 Unknown 0 Comments


                Todo mundo adora o Natal... Pelo menos a maioria. Os presentes, família reunida, risadas, comida... Em alguns casos o presente é uma meia, a família só briga, as risadas são da sua cara ou da piada do “pavê, mas a gente sempre pode contar com a comida! De qualquer jeito, o Natal é uma época que marca. Pensando nisso, tive a ideia de fazer um “Christmas Special” (Especial de Natal) cheio de posts pra te deixar no clima e te ajudar a (sobreviver) se divertir ainda mais!
                Como sempre, começo o especial com indicações de livros. Isso porque além de ser mais demorado (até você conseguir o livro e terminar de ler ele) é o melhor jeito de entrar na vibe natalina. Nada melhor do que uma boa história, que não seja um clichê ridículo, pra você ficar ainda mais ansioso pro grande dia ou passar a ver ao menos um ponto positivo, caso não tenha um.
                Selecionei desde clássicos até histórias atuais, do romance ao suspense, pra qualquer um poder ler!


Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança. 
                O Presente do Meu Grande Amor, de Vários Autores: Uma das minhas metas de leitura que reservei apenas pra essa época do ano. Adoro livros com contos de vários autores, principalmente quando os criadores em questão são tão incríveis. Repleto de pessoas como Holly Black (Zumbis vs Unicórnios) e David Levithan (Todo Dia) nem imagino que tipo de romances loucos são contados.
              Perfeito para ler na semana do Natal e já ir se preparando. Ok, talvez você não encontre o amor da sua vida bem nesse dia, mas o livro continua sendo uma graça!


Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem , mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor. Mas os autores bestsellers John Green , Maureen Johnson e Lauren Myracle revelam a surpreendente magia do Natal nestes três hilários e encantadores contos de amor , inteligados, com direto a romances, aventuras e beijos de tirar o fôlego.
                Deixe a Neve a Cair, de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle: Outra reunião de contos. Dessa vez com bem menos autores e histórias, mas nem por isso fica pra trás, principalmente com John Green na jogada. Famoso por seus romances épicos que estão indo para o cinema, uma história de natal no meio de uma nevasca seria um prato cheio. Confio muito nos três autores, por isso já comprei e estou ansiosa para ler logo na véspera!


Simeon, o patriarca dos Lee, resolve convidar todos os filhos para comemorar o Natal na luxuosa mansão da família. É hora de eles deixarem os ressentimentos de lado e visitarem o velho pai. Mas aparentemente as intenções de Simeon não são nobres. Ele quer se divertir às custas do ganancioso grupo de familiares. Tudo começa com algumas alterações em seu testamento... e termina com um assassinato, em um quarto trancado por dentro. Quando Hercule Poirot oferece ajuda para solucionar o caso, encontra uma atmosfera que não é de luto, mas de supeitas mútuas.
                O Natal de Poirot, de Agatha Christie: Não tenho muita moral pra falar de Agatha Christie, afinal nunca li nenhuma obra sua mas comprei logo quatro livros (como mostrei no post sobre a Black Friday) de tanta fé que tenho. Essa é apenas mais uma de suas histórias que cobiço e não vejo a hora de ler. Na minha opinião, deve ser a mais diferente de todas as citadas aqui. Um assassinato em pleno Natal! Nada mais emocionante que isso pra saciar aquela vontade de morte quando alguém pergunta sobre "os namoradinhos (as)" no meio da ceia.



Um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Scrooge não deixa que ninguém se aproxime e rompa a sua dura carapaça, preocupando-se apenas com os negócios, o dinheiro e os lucros. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de Jacob Marley (seu antigo sócio comercial, morto há sete anos) que o repreende e anuncia que Scrooge se prepare, pois será visitado por três espectros do seu próprio passado, presente e futuro... A história da redenção do velho Scrooge vêm comovendo adultos e crianças de todas as épocas.
                Um Conto de Natal, de Charles Dickens: Ok, sei que prometi nada de clichês nesse post. Mas não considero esse um clichê. Quando se é um leitor, tem que aprender a diferenciar um clichê de um clássico. Essa história de que aparecem três fantasmas, passado, presente e futuro, pra ensinar uma lição a alguém que é cruel já foi inspiração para dezenas de outros livros, filmes, desenhos, tudo! Mas a obra real não perde a qualidade apenas porque você "já viu isso antes". Vale a pena dar uma chance, se apaixonar pela famosa narrativa de Dickens e, quem sabe, aprender uma lição ou outra também.

 Todo mês de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte: Como todas as renas se soltaram e espalharam presentes para todo lado; Como o Urso-Polar, que tem tendência a sofrer acidentes, escalou o mastro do Polo Norte e acabou caindo pelo telhado da casa do Papai Noel bem na sala de jantar; Como ele dividiu a lua em quatro pedaços e fez o Homem da Lua cair no quintal do Papai Noel; As batalhas travadas com as hordas de trasgos que viviam nas cavernas embaixo da casa... Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, até a última para a caçula, em 1943, este livro reúne todas as cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos.
                Cartas do Papai Noel, de J. R. R. Tolkien: Perfeito para ler antes de dormir. É mais um que alguns poderiam considerar clichê. Papai noel, crianças acreditando na magia do natal, aventuras. Mas, pra quem não sabe, Tolkien é um autor até que famoso. Você deve conhecer uma ou outra obra dele. O Senhor dos Anéis... O Hobbit... Histórias que serviram de inspiração para todas as novas fantasias, como Harry Potter... Pois é, acho que nada consegue ser clichê na mão de alguém assim. Imagino a vida dos filhos dele, crescendo recebendo essas cartas e acreditando de verdade. Esse é um dom que Tolkien tem, fazer todos acreditarem. Talvez lendo, até você ou eu acreditemos, lembremos de como esse dia era bom pelo de vista de uma criança. 



                  É isso! Vá correndo baixar ou comprar um desses livros que não tem erro. Conte nos comentários o que achou e stalkeie o AATG nas redes sociais pra saber dos próximos posts do Christmas Special!

Mari



Créditos de imagens:
meninicesdavida
porenseetcs
paperbackcastles
otoscano

0 comentários: